Complexo Hospitalar e Serviço de Atenção Domiciliar

O Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo é formado pelo Hospital de Clínicas Municipal (HC), Hospital Anchieta (HA), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) e Hospital de Urgência (HU).

 

A gestão do Complexo Hospitalar Municipal é feita em parceria com a Fundação do ABC. Além da assistência hospitalar, as unidades do Complexo desenvolvem atividades de ensino e pesquisa. Elas buscam incorporar tecnologias em saúde e a qualificação dos processos de trabalho.

 

O Complexo dispõe de uma ouvidoria própria, o SOU, que serve como canal de comunicação com os pacientes e familiares para o recebimento de queixas e sugestões.

 

Para atenuar o déficit de leitos hospitalares no município, entre outras providências, a Prefeitura celebrou convênio com o hospital da Santa Casa de São Bernardo, implantou o Programa de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e construiu o novo Hospital de Clínicas Municipal.

Unidades Hospitalares - Complexo

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HOSPITAL DE CÂNCER ANCHIETA
(HCA)

O Hospital de Câncer Anchieta (HCA) é referência no tratamento oncológico para São Bernardo e todo o Grande ABC. Oferece 100 leitos, sendo 19 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 81 de Enfermaria. 

Em 2021, passou a ser o 1° Hospital Público Municipal do Grande ABC a ofertar o tratamento de radioterapia, em parceira com o Ministério da Saúde

Realiza, em média, 4.000 atendimentos de pacientes com câncer por mês, entre consultas, internações, quimioterapia, radioterapia e pronto-atendimento.

APOIO DURANTE A PANDEMIA – O Hospital de Câncer Anchieta foi reinaugurado em 30 de abril de 2020 e, durante a pandemia, manteve atendimento exclusivo aos pacientes com a Covid-19

ATENDIMENTO – Os pacientes devem ser encaminhados por alguma unidade da rede básica de saúde, por meio da Central de Regulação.

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HOSPITAL DE CLÍNICAS (HC)

O HC oferece 266 leitos, 13 salas de cirurgia, 22 salas de Ambulatório e um Centro de Diagnóstico por Imagem, com ressonância e tomografia, ooscopias, ultrassom, RX e hemodinâmica, em instalações que ocupam 36 mil m² de área construída. Em 2022, conquistou a recertificação Qmentum Internacional Diamante, reforçando o título de 1º hospital municipal do Brasil a contar com uma das mais conceituadas acreditações em saúde, em nível internacional pela excelência nos serviços prestados aos pacientes. A 1ª certificação ocorreu em 2019.

O HC realiza procedimentos cirúrgicos em mais de 10 especialidades médicas, entre elas cirurgias de urgência ortopédicas e do paciente politraumatizado, como também é referência para o cuidado clínico em especialidades de Cardiologia, Clínica Médica e Nefrologia. Em 2018, após parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o hospital tornou-se referência estadual para o tratamento cirúrgico cardíaco infantil. O serviço presta assistência ao público de zero a 18 anos encaminhados ao HC para realizar dignósticos e tratamentos, assim como acompanhamento ambulatorial com equipe especializada. 

 

ATENDIMENTO – Os pacientes devem ser encaminhados por alguma unidade da rede básica de saúde, Policlínica ou UPA, por meio da Central de Regulação.

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HOSPITAL DE URGÊNCIA (HU)

O Hospital de Urgência (HU) foi inaugurado em 14 de maio de 2020. Durante a pandemia foi adaptado para funcionar como hospital de campanha ao atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19, com a implantação de 90 leitos de UTI e 170 leitos de enfermaria.

A partir de agosto de 2021, finalmente o Hospital de Urgência pôde incorporar definitivamente as atividades do Hospital e Pronto Socorro Central, cumprindo o planejamento da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo.

O HU é um hospital referenciado, conta com 250 leitos hospitalares adultos e pediátricos, com atendimento nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Neurologia, Oftalmologia, Bucomaxilo, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica e Psiquiatria. Dessa forma, o HU atende aos principais problemas de saúde e agravos da população, além de ser a referência municipal para atendimento nas situações de acidentes (politraumatismos) e a referência regional nas situações de picada de escorpião. 

 

ATENDIMENTO – Os pacientes devem ser encaminhados por unidade de emergência e urgência no município ou por meio da Central de Regulação.

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HOSPITAL DA MULHER (HM)

Com estrutura ampla e moderna, o Hospital da Mulher de São Bernardo foi totalmente inaugurado em Julho de 2023. O novo equipamento soma mais 170 leitos à rede de Saúde Municipal, destinados, exclusivamente, à linha de cuidados da população feminina. As novas instalações passam a integrar, em um único equipamento, os serviços do antigo Hospital Municipal Universitário (HMU) e do Centro de Atenção Integrada de Saúde da Mulher (CAISM).

Entre os serviços ofertados pelo novo Hospital da Mulher estão o Pronto Atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva obstétrica, ginecológica e neonatal, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais, incluindo tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.

 

ATENDIMENTO HUMANIZADO: Visando promover o cuidado humanizado e incentivar o parto normal, a equipe de médicos e de enfermeiros do Hospital da Mulher segue protocolo pactuado com o Ministério da Saúde, com série de procedimentos e regras que devem ser cumpridos todas as vezes que uma parturiente dá entrada na unidade. O objetivo é valorizar o parto natural, diminuir o número de cesáreas, padronizar a assistência e garantir às mulheres o direito de participar ativamente do nascimento de seus filhos.

 

Para isso, a Hospital da Mulher conta com salas exclusivas para parto humanizado com infraestrutura completa, incluindo banheira.

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

Em nosso município, a atenção domiciliar teve sua trajetória, para melhor compreensão fazemos um resgate que elucida estes marcos:

PAD (Programa de Atendimento Domiciliar);

 

 

PID (Programa de Internação Domiciliar) e atualmente;

 

 

SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), o qual faz parte do Programa Melhor em Casa.

 

 

O Governo Federal lançou o Melhor em Casa – dia 8 de novembro de 2011;
Melhor em Casa (atenção domiciliar) é um dos componentes das Redes de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e deve estar estruturado nessa perspectiva, de acordo com a proposição da Portaria GM/MS n° 1.600, de julho de 2011.

O SAD por meio do programa Melhor em Casa, é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evita hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Composição das Equipes
O atendimento é realizado por equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e equipe multiprofissional de apoio (EMAP), os quais respeitam às diferentes capacidades de aprendizagem, condições socioculturais e de execução dos cuidados, adaptando o cuidado às necessidades individuais dos pacientes.

O serviço dispõe de atendimento médico; enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem); fisioterapeutas; assistentes sociais; nutricionistas e fonoaudiólogas.

Acesso do paciente ao SAD 
É necessário o encaminhamento médico, geralmente realizado no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica (UBS) ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Deve-se preencher o formulário: “Solicitação do Serviço de Atenção Domiciliar” , para as unidades hospitalares do Complexo, estas possuem um impresso próprio vinculado ao Prontuário Eletrônico do Paciente.

O envio da solicitação para avaliação do paciente, deve ocorrer por endereço eletrônico sad.domiciliar@chmsbc.org.br ou contato presencial na sede do SAD, lotado no Hospital de Clínicas Municipal portando toda documentação necessária. Após este processo, há o agendamento para captação do paciente no local de origem. No momento da captação, o paciente é avaliado e se atender aos critérios de elegibilidade, este paciente é absorvido para o serviço, seguindo à responsabilidade do SAD que realizará o que chamamos de implantação domiciliar.

Perfil de Atendimento e Critérios de Elegibilidade

O perfil de atendimento caracteriza-se, em sua maioria, para idosos, adultos com necessidades de cuidados prolongados e reabilitação; portadores de doenças crônico degenerativas em estado agudo; portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente, sendo de responsabilidade do SAD pacientes com perfil de Atenção Domiciliar (AD) nas modalidades = AD2 e AD3.

Como critérios de elegibilidade, faz-se necessário atender aos critérios clínicos, que dizem respeito à situação do paciente, aos procedimentos relacionados ao cuidado e à frequência de visitas de que necessita e aos critérios administrativos se referem aos quesitos operacionais/legais necessários para que o cuidado em ADAtenção Domiciliar seja realizado. Necessário dispor de um CUIDADOR/RESPONSÁVEL, além das condições de ambiência domiciliar minimamente adequada aos cuidados domiciliares (rede elétrica,água potável, espaço físico adequado ao uso seguro dos equipamentos).

Na Atenção Domiciliar, o Cuidador é o principal elo entre o paciente e a equipe multiprofissional. A equipe do SAD junto a Rede de Atenção a Saúde irá orientar e treinar o Cuidador para realizar os cuidados básicos com o paciente, estará disponível para esclarecer dúvidas, escuta ativa e qualificada, empoderar o Cuidador sobre sua responsabilidade no cuidado e apoiá-lo em todas as suas necessidades e anseios.Reforçamos que as orientações e cuidados são individualizadas, respeitando a condição clínica e necessidade de cada paciente.

Alta – Transição do Cuidado
Assim que a equipe SAD avaliar a condição de melhora do paciente encerrando-se o plano terapêutico proposto (PTS) pela modalidade AD2, o paciente receberá alta médica. O SAD realizará o matriciamento, ou seja, transição do cuidado com a rede de atenção básica e o paciente passará a ser assistido na modalidade AD1. A todo momento o cuidador/responsável estará envolvido e participativo nesta transição segura.

Equipamentos e Insumos (Materiais e Medicamentos)
Uma vez elegível ao SAD, mediante a avaliação criteriosa da equipe multidisciplinar de saúde deste Serviço e em congruência com as necessidades clínicas dos pacientes, os insumos e equipamentos categorizados no elenco do SAD são dispostos aos responsáveis/cuidadores de modo que os utilizem com as devidas instruções e sem desperdícios em benefício ao paciente domiciliado.

Transporte – Pacientes e Equipe
O SAD possui uma frota de veículos e motoristas que promovem o deslocamento das equipes da sede para a prestação da assistência em domicílio, além de estarem equipados com os insumos utilizados para este perfil de atendimento. Todo percurso é monitorado, garantindo segurança da equipe e a otimização no tempo de trajeto às residências dos nossos pacientes através do sistema de roteirização implantado, administrado pelo coordenador de frota. Já para o atendimento de emergência contamos com a retaguarda do SAMU.

Para o transporte de pacientes, o Cuidador/Responsável deve acionar a equipe do SAD com brevidade portando a documentação de agendamento, seja para consultas ou exames que dependam de deslocamento. O SAD entrará em contato com o Departamento responsável para programação, uma vez que não dispomos deste recurso direto e retornará ao cuidador/responsável através do contato telefônico para confirmação, assim que obtiver o retorno.

Em casos de alta do paciente da unidade de origem para a remoção até o domicílio, a unidade em que o paciente se encontra internado é responsável por garantir que a alta esteja assinada pelo médico e que o cuidador/responsável esteja presente no local. O SAD entrará em contato com a unidade de origem para validar estas informações e procederá com o agendamento e monitoramento junto ao Departamento de Transporte Municipal.

Horário de Funcionamento e Contato do SAD

Para saber mais consulte a Portaria nº 825, de abril de 2016 / Ministério da Saúde: 

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0825_25_04_2016.html

Nota técnica 09/2020 – Recomendações para o Programa Melhor em Casa – (COVID-19):

https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2020/June/12/doc-nota-tecnica-covid19—1-AD.pdf

Banco de Sangue

Hemocentro Regional

O Município tem convênio com a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) para o abastecimento de bolsas de sangue aos hospitais do município. Em terreno cedido pela Prefeitura, a Colsan construiu um Hemocentro Regional ao lado do CAPS Centro.

Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, apresentar boas condições de saúde e estar alimentados (mas não com refeições gordurosas). Não se recomenda a doação de quem faz uso de drogas injetáveis e inalatórias, portadores de Aids ou hepatite ou pessoas que praticam sexo sem preservativos.

No momento da doação deverá ser apresentado documento oficial de identidade com foto.

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)

Vinculado ao Hospital Anchieta, a Unacon oferece consultas, exames, cirurgias e tratamentos com quimioterapia e radioterapia a pacientes com câncer. A equipe é composta por oncologistas, enfermeiros, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo. Com recursos do Ministério da Saúde será implantada em breve uma unidade de radioterapia pública na Unacom.

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