Atenção Básica

O que é Atenção Básica?

A Atenção Básica é a principal porta de entrada para a rede pública de saúde. Ela tem capacidade para resolver boa parte dos motivos que levam alguém a procurar os serviços de saúde, além de assegurar a continuidade do cuidado nos demais serviços da rede de saúde. O município conta atualmente com 34 UBSs, situadas estrategicamente em diferentes pontos da cidade. As UBSs desenvolvem ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde e estão ligadas em rede a outros serviços de saúde.

 

Para atender às necessidades dos usuários e estabelecer vínculos com eles, a Atenção Básica atua com base no território, procurando identificar os fatores de risco e a vulnerabilidade das comunidades.

 

Nas UBSs, os usuários realizam consultas, fazem exames preventivos, curativos e inalação, recebem medicamentos,  são  vacinados e ainda contam com toda a retaguarda para resolver problemas de saúde de menor gravidade. As equipes são formadas por médicos de família (generalistas), clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, psiquiatras e obstetras, além de outros profissionais, como dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e farmacêuticos. A prevenção e o controle das doenças é estimulada pelas unidades básicas por meio de atividades e campanhas voltadas a todas as faixas etárias. É na Atenção Básica que as doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes podem ser diagnosticadas e controladas.

Saúde Bucal

As UBSs reformadas possuem equipes de saúde bucal completas e modernos equipamentos odontológicos.

Gestação

As gestantes fazem o pré-natal e, depois do parto, continuam indo à UBS para serem acompanhadas no período de puerpério. Saídos da maternidade, os bebês também passam a ser cuidados na UBS.

A Atenção Básica está capacitada a dar orientações sobre planejamento familiar e sexualidade e tratar de casos de tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, Aids, hepatites, diabetes, hipertensão arterial, doenças respiratórias, dengue e esquistossomose, entre outras.


Mesmo em casos mais  complexos, é também a UBS o melhor  caminho para se chegar aos exames e serviços especializados, pois é a partir dela que são feitos os encaminhamentos.


Para se cadastrar em uma UBS, basta dirigir-se à unidade mais  próxima de sua residência, levando o cartão do SUS, RG ou outro documento de identificação com foto, além de comprovante de residência, todos originais.

Copyright © 2024

Município de São Bernardo do Campo

Rolar para cima