Urgência e Emergência

A rede de urgência e emergência garante o atendimento aos problemas de saúde que exigem socorro imediato, especialmente àqueles relacionados à violência, aos acidentes de trânsito, desastres naturais, além das doenças que podem exigir intervenção rápida, como as do aparelho circulatório, e as urgências clínicas, cirúrgicas, pediátricas, obstétricas e psiquiátricas. Por sua complexidade, a rede de urgência e emergência deve contar com uma estrutura que atue de forma articulada com outros serviços da rede pública de saúde. Devido à grande dimensão territorial de São Bernardo, as bases do Samu 192 são descentralizadas, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que estão localizadas em nove territórios estratégicos da cidade.

Acolhimento e Classificação de Risco

Nos serviços de urgência, a rede de saúde de São Bernardo adota o sistema de acolhimento e classificação de risco. Trata-se de um dispositivo de organização de fluxo, existente em vários países, que prioriza os pacientes mais graves. 

Ao chegar a uma unidade de urgência e emergência, o paciente será ouvido por um profissional especializado, que terá a responsabilidade de acolhê-lo e orientá-lo para que o caso tenha a melhor resolutividade. A partir dessa escuta do paciente, será feita a classificação de risco, cujo objetivo é o de organizar a fila de espera, mas baseada na gravidade do caso e não pela ordem de chegada.

Dessa forma, evita-se que pessoas com alto grau de sofrimento ou risco de morte venham a permanecer na recepção sem o atendimento imediato. O paciente e seus familiares são informados sobre o potencial de risco do caso e o tempo provável de espera.

As UPAs e também o Pronto-Socorro Central adotam o Protocolo de Manchester, sistema internacional de classificação de risco. O protocolo preconiza o atendimento com base em uma escala de cores. Os casos mais graves ficam no eixo vermelho. Já os pacientes que não apresentam quadro que exija atendimento imediato são direcionados para o azul. A experiência mostra que muitos dos casos do eixo azul, que representam a maior parcela da demanda das UPAs, poderiam ser atendidos em consulta de rotina nas unidades básicas de saúde.

 

As UPAs possuem toda a estrutura necessária para o atendimento de urgências e emergências, funcionando 24 horas de segunda a sexta-feira, finais de semanas e feriados.

SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mantido em parceria entre o governo federal e a Prefeitura, presta socorro à população nos casos de urgência e emergência. As equipes do SAMU 192 dispõem de médicos, enfermeiros e outros profissionais preparados para atender aos chamados 24 horas por dia, sete dias na semana. Em São Bernardo, para agilizar a prestação de socorro, o SAMU conta com duas motolâncias e bases descentralizadas em pontos estratégicos do município. Sua frota é composta por ambulâncias de suporte básico e de suporte avançado (tipo UTI). O serviço deve garantir atendimento rápido e transporte adequado às pessoas com diferentes agravos, tais como casos de queimaduras graves, intoxicações, quedas, choques, maustratos, trabalhos de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê, e paradas cardiorrespiratórias. O SAMU também está preparado para atender desastres e acidentes com múltiplas vítimas. A solicitação de socorro deve ser feita pelo 192, número que gera uma ligação gratuita tanto de telefones fixos como de celulares. As ligações são recebidas inicialmente por um técnico que irá colher informações gerais e passará a ligação para um médico regulador, responsável pela avaliação do caso. Cabe ao médico regulador determinar qual o tipo de suporte será prestado (ambulância básica, UTI móvel ou motolância) e a prioridade de atendimento. Quanto mais precisas e mais detalhadas as informações repassadas ao médico, melhor e mais rápida será a ação de socorro.

 

COMO USAR: Basta discar o 192, ligação gratuita.

 

Todas as UPAs contam com base do SAMU

Para ver todas as Unidades de UPAs

Copyright © 2024

Município de São Bernardo do Campo

Rolar para cima