Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento (PA)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. Compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.


São estabelecimentos de Saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica de Saúde e a Atenção Hospitalar. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana possuindo equipe multiprofissional indisciplinar compatível com o seu porte (Clínica Médica, Pediatria, Odontologia e ortopedia).


UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.


O objetivo é acolher os usuários e seus familiares sempre que buscarem atendimento e prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade é papel do serviço. A média de atendimento diário varia de acordo com o seu porte (UPA I – 150 Atendimentos, UPA II – 250 Atendimentos e UPA III – 350 Atendimentos)


Quando você deve procurar uma UPA 24h:

Febre alta, acima de 39ºC; Fraturas e cortes com pouco sangramento; Infarto e derrame Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura; Cólicas renais; Falta de ar intensa;

Crises Convulsivas; Dores fortes no peito; Parada cardiorrespiratória; Dor no peito/dor cardíaca; Falta de ar/dificuldade para respirar; Vômitos ou diarreias que não param;

Vômitos com sangue; Dor abdominal, de moderada a grave; Dor de cabeça intensa; Rigidez na nuca; Queda súbita de pressão;

Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH; Dor aguda; Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo); Envenenamento; Tentativa de suicídio; 

Dor e inflamação nos dentes.


Pacientes graves: são encaminhados diretamente ao sala de Emergência (UTI) da UPA (Sala Vermelha). Se necessitarem de internação em UTI, por um período maior que 24h será encaminhado para algum hospital.


Pacientes em observação: são encaminhados para a Sala de Observação (Sala Amarela) e nela permanecem por, no máximo, 24h. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais que tiverem vaga Através da Central de regulação de leitos.

As transferências são feitas de forma segura, em ambulância própria, ou, quando necessário, na ambulância do SAMU.


Pacientes em estado pouco urgente: recebem atendimento médico e medicação. Se o médico achar necessário, a UPA oferece suporte para exames de emergência e raio-x.

UPA Baeta Neves

UPA Alves Dias/Assunção

UPA Demarchi/Batistini

UPA Pauliceia/Taboão

UPA Riacho Grande

UPA Rudge Ramos

UPA Silvina/Ferrazópolis

UPA União/Alvarenga

UPA São Pedro

PA Taboão

Copyright © 2024

Município de São Bernardo do Campo

Rolar para cima