Dúvidas Frequentes

O Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo é formado pelo Hospital de Clínicas Municipal (HC), Hospital Anchieta (HA), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) e Hospital de Urgência (HU). A gestão do Complexo Hospitalar Municipal é feita em parceria com a Fundação do ABC. Além da assistência hospitalar, as unidades do Complexo desenvolvem atividades de ensino e pesquisa. Elas buscam incorporar tecnologias em saúde e a qualificação dos processos de trabalho. O Complexo dispõe de uma ouvidoria própria, o SOU, que serve como canal de comunicação com os pacientes e familiares para o recebimento de queixas e sugestões.  
Clique aqui para ver todas as unidades
 
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é uma unidade de atenção primária à saúde, que é a porta de entrada para o sistema público de saúde em muitos países, incluindo o Brasil. As UBSs são responsáveis pelo atendimento médico básico, preventivo e curativo da população, com uma equipe de profissionais de saúde que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, entre outros. A UBS é regulamentada pela Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que institui em todo o território brasileiro a Política Nacional de Atenção Básica – PNAB. No Art. 6º da PNAB, define que “Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com esta portaria serão denominados Unidade Básica de Saúde – UBS“. As UBSs oferecem uma variedade de serviços de saúde, incluindo consultas médicas, exames básicos, imunizações, pré-natal, planejamento familiar, acompanhamento de doenças crônicas, atendimento odontológico, entre outros. Além disso, as UBSs também realizam atividades educativas e de promoção da saúde, com o objetivo de prevenir doenças e promover hábitos de vida saudáveis. As UBSs são importantes para garantir o acesso à saúde de qualidade para a população, especialmente aqueles que vivem em áreas rurais ou em comunidades mais pobres e vulneráveis. Essas unidades são fundamentais para garantir que os cuidados de saúde estejam disponíveis e acessíveis a todos, independentemente da sua situação financeira ou social. Quando o atendimento não é possível ser realizado em uma UBS, ele é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Quando o paciente é atendido no UPA, ele é orientado a procurar uma UBS para fazer um acompanhamento da saúde.
Clique aqui para ver todas as unidades
Você pode encontrar clicando aqui!
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.   As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento. Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial. Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h: Febre alta, acima de 39ºC; Fraturas e cortes com pouco sangramento; Infarto e derrame Queda com torsão e,dor intensa ou suspeita de fratura; Cólicas renais; Falta de ar intensa; Crises Convulsivas; Dores fortes no peito; Vômito constante.
Clique aqui para ver todas as unidades
Você pode encontrar clicando aqui!

Existe sim!

Para consultas

São ofertadas 20 (vinte) vagas diárias para atendimento, entre munícipes e protetoras. O atendimento será feito mediante distribuição de senhas:

– As senhas para atendimento serão distribuídas diariamente, a partir das 07h, de segunda-feira a sexta-feira;

– As senhas serão distribuídas por ordem de chegada, sendo uma por munícipe, mediante apresentação do CPF para consulta ao CadÚnico que deverá estar atualizado.

Endereço:

  • Hospital Público Veterinário de São Bernardo
    Av. Dr. Rudge Ramos, 1.700 – Rudge Ramos
  • Funcionamento de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17 horas
  •  

Para saber mais.. Clique aqui!

Copyright © 2024

Município de São Bernardo do Campo

Rolar para cima