Acesso rápido:

Proteção à Saúde e Vigilâncias

A vigilância em saúde constitui-se em um conjunto de ações destinadas a controlar fatores, riscos e danos à saúde da população. Em São Bernardo, ela é formada pelas áreas de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Controle de Zoonoses, Saúde do Trabalhador, Verificação de Óbitos e Laboratório de Saúde Pública.

Centro de Controle de Zoonoses

Unidade responsável por atividades de prevenção a zoonoses; vacinação contra a raiva em cães e gatos; adoção de cães, gatos, equinos e animais de grande porte, controle de focos de escorpiões e de mosquitos (vetores para a transmissão de arboviroses, como a Dengue, Chikungunya, Zika), também vetores à Malária, Febre Amarela, entre outras; desinsetização em prédios públicos, terrenos baldios públicos, redes de esgoto e em córregos; orientações sobre prevenção a roedores em residências e focos de pombos; formação de colmeias de abelhas, vespas e marimbondos, em instalações públicas; retirada de animais de grande porte soltos em vias públicas; retirada de morcegos e cobras. 

 

Zoonoses são doenças ou infecções transmitidas a partir de um vetor (animais vertebrados) ao homem. O desenvolvimento de ações para a prevenção e o controle das zoonoses é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, que fica na Av. Dr. Rudge Ramos, 1.740 – Rudge Ramos.

COMO USAR: O serviço pode ser acionado diretamente pelo munícipe ou por meio da Ouvidoria do SUS

Telefone: (11) 2630-9579, de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Desenvolve ações de Vigilância da Saúde do Trabalhador, destinadas à prevenção, promoção e proteção da saúde das pessoas submetidas aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. O serviço recebe denúncias sobre condições de trabalho inseguras e/ ou perigosas, com o objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores e da população.
 

COMO USARO serviço pode ser acionado diretamente pelo munícipe no telefone do Cerest 2630-6801 ou por meio da Ouvidoria do SUS

Telefone: (11) 2630-9579, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Baixe o conteúdo CEREST :

Laboratório Municipal de Saúde Pública

O Laboratório Municipal de Saúde Pública atua em conjunto com as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica.

 

Realiza análises para avaliação da qualidade da água consumida pela população, verificando a eficiência do tratamento da água; investigação de surtos e denúncias; atendimento a SAC (Solução Alternativa Coletiva); Controle da Saúde Bucal com o Programa Heterocontrole de Flúor; Qualidade da água da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) dos hospitais municipais.

 

Atua diretamente com os Programas Municipais de Tuberculose e Hanseníase, realizando análises de amostras clínicas para estas doenças. Realiza cultura universal (de todos os pacientes) para Micobactérias.

– Realiza pesquisa de Esquistossomose.

– Realiza sorologias de Dengue e COVID19.

– Atua diretamente com a Vigilância Epidemiológica no controle de Sífilis Congênita.

Orientações sobre vacinação

O Programa Nacional de Imunização inclui várias vacinas, que podem ser classificadas em três categorias: de rotina, situações especiais e as vacinas obrigatórias para viajantes, exigidas por determinação legal. 

 

Vacinas de rotina
São aquelas incluídas nos calendários básicos de vacinação, indicadas rotineiramente para crianças, adolescentes, adultos, pessoas acima de 60 anos e gestantes. Estas vacinas estão disponíveis em todas as UBSs.
Procure a unidade mais próxima de sua casa para verificar sua situação vacinal e a necessidade de vacinação. 

 

Vacinas para situações específicas
São aquelas recomendadas devido às características do viajante, como doenças pré-existentes.
São imunobiológicos especiais que serão solicitados mediante relatório médico. As vacinas recomendadas para situações especiais podem ser consultadas no site do ministério da saúde. 

 

Vacinas obrigatórias para viajantes
De acordo com o local de destino da viagem, será preciso procurar um Centro de Orientação ao Viajante. A listagem completa está disponível no site da Anvisa.

 

Antes da viagem, é importante verificar se o cartão de vacinação está atualizado conforme as exigências do país de destino. Algumas vacinas precisam ser aplicadas com bastante antecedência.

Vigilância em Saúde Ambiental

Desenvolve ações que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

A Vigilância em Saúde Ambiental está voltada para:

  • Garantir a potabilidade da água destinada ao consumo humano
  • Coordenar o Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Proágua.
  • Cadastrar e inspecionar sistemas e soluções alternativas de abastecimento para avaliar riscos inerentes aos processos de captação, tratamento e distribuição da água;
  • Avaliar relatórios de controle de qualidade da água produzidos pelos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água;
  • Monitorar a qualidade da água para consumo humano por meio da coleta de amostras e análises laboratoriais de vigilância, nos parâmetros bacteriológicos e físico-químicos básicos de rotina: coliformes termotolerantes e totais, cloro residual livre, pH, turbidez, cor e fluoreto;
  • Desenvolver ações de prevenção e controle da exposição das pessoas à contaminantes ambientais ou às situações de desastres;
  • Planejar ações intra e intersetoriais no âmbito da interface da saúde com as questões ambientais.
  • Licenciar e executar ações de controle e fiscalização de serviços do Agrupamento 81- Prestação de Serviços Coletivos e Sociais da Portaria CVS 1/2020.

 

COMO USAR: O serviço pode ser acionado diretamente no telefone da Vigilância Ambiental 2630-6801 ou por meio da Ouvidoria do SUS

Telefone: (11) 2630-9579, de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica faz a investigação e análise epidemiológica de casos e surtos de algumas doenças, cuida das campanhas de vacinação e desenvolve o monitoramento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para o planejamento em saúde.

Vigilância Sanitária

Desenvolve ações destinadas a eliminar, diminuir ou prevenir agravos à saúde decorrentes da fabricação, manipulação e comercialização de produtos, bem como na prestação de serviços que envolvam riscos à saúde da população.

 

COMO USAR: As denúncias sobre sujeira, produtos com validade vencida, estragados ou de origem duvidosa, presença de insetos e roedores e outras irregularidades nos estabelecimentos podem ser feitas diretamente no telefone da Vigilância Sanitária ou por meio da Ouvidoria do SUS

Telefone: (11) 4127-2276, de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Copyright © 2024

Município de São Bernardo do Campo

Rolar para cima